Endodontia

O ramo da odontologia que trata a estrutura interna do dente, ou polpa dentária, é chamado de endodontia. Além disso, também é responsável por cuidar de todo o sistema de canais radiculares, dos tecidos periapicais e das doenças que os afetam. Portanto, em casos de problemas por conta de cáries, traumas dentários ou ortodônticos, lesões e outras patologias, o tratamento endodôntico está indicado. O objetivo é, sobretudo, manter o dente saudável na cavidade bucal. A especialidade também é conhecida como tratamento de canal.

Quando recorrer à endodontia?

Principalmente quando há cáries profundas, o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave que inflama, de maneira irreversível, a polpa dentária (nervo). Os sintomas que indicam que deve haver um tratamento de canal são dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou calor, incômodo ao toque ou na mastigação. Visivelmente, pode ser notada a presença de abcesso ou fístula (uma espécie de bolha na gengiva por onde sai pus).

Como é realizado o tratamento?

O tratamento endodôntico é dividido em fases, que vão da assepsia até a obturação e proservação do dente. Entre elas, uma das mais importantes é a do preparado biomecânico, pois facilita a limpeza e modelagem do canal radicular.

Em relação à questão mecânica do tratamento do canal, o sistema rotatório surgiu para modificar o perfil do profissional. A automação do preparo do canal é uma realidade e nenhuma fase foi mais afetada com essa evolução do que a instrumentação.

Cuidados

Para que o procedimento, independentemente do tipo, seja duradouro é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo:

O desenvolvimento de instrumentos rotatórios trouxe vantagens à endodontia, na melhora dos resultados do preparo final e permitindo a realização do tratamento de canais de forma rápida, eficaz e segura.

Na Clínica EVO, com o intuito de que o tratamento seja mais preciso e assertivo, a avaliação do paciente é feita através da Câmera Intraoral. Essa tecnologia permite:

  • Análise indolor;
  • Registro passo a passo para fazer comparações futuras
  • Acompanhar todo o processo por meio de um monitor;
  • Maior precisão e qualidade na observação da estrutura dos dentes.