Harmonização facial (Full Face)

Como o próprio nome diz, harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que trazem harmonia ao rosto em geral, com o objetivo de deixar os traços simétricos. Além disso, também é sinônimo de rejuvenescimento, pois é muito procurada por mulheres mais velhas que perderam a elasticidade da pele com o tempo.

Benefícios da harmonização facial

  • Rosto mais simétrico e equilibrado;
  • Tratamentos menos invasivos do que cirurgias plásticas;
  • Recuperação rápida e tranquila;
  • Reduz os sinais de envelhecimento;
  • Preenche regiões faciais com pouca gordura;
  • Renova a autoestima e autoconfiança.

Como é feita?

Em primeiro lugar, o profissional deve levar em conta as características do paciente e sua opinião quanto ao que deseja melhorar no próprio rosto. Em seguida é feita uma análise em computador, na qual o médico modela, digitalmente, a face do indivíduo. E, por fim, define-se os procedimentos que serão feitos, o preparo, a recuperação, entre outros cuidados.

Técnicas utilizadas na harmonização facial

Conheça as principais técnicas utilizadas para harmonização facial:

Fios de sustentação

São filamentos produzidos com ácido poliláctico, um material que é bem aceito pelo organismo. Os fios possuem pequenos cones ao longo de seu comprimento que fixam a pele ao tecido subcutâneo, promovendo um efeito de tração. Dessa forma, resulta em um lifting imediato que ameniza a flacidez.

Além disso, o ácido poliláctico é capaz de estimular a atividade dos fibroblastos, células produtoras de colágeno. Por consequência, o paciente irá observar uma melhora progressiva na firmeza e elasticidade da pele, conforme a produção de colágeno aumenta.

Sculptra

Trata-se de um preenchimento injetável utilizado para rejuvenescer a pele, tratar ou prevenir flacidez e rugas, bem como restaurar o volume facial perdido devido ao envelhecimento ou doença.

A substância utilizada é o ácido poliláctico, por ser biocompatível e estimular a produção de colágeno. Os resultados podem ser vistos logo após a primeira sessão, mas são observados completamente depois de algumas semanas e podem durar até dois anos.

Toxina botulínica

É uma substância que age como bloqueador neuromuscular, impedindo, assim, a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos. Ou seja, não permite que ocorra contração muscular. Dessa forma, reduz as linhas de expressão como, por exemplo, o ‘bigode chinês’, e evita os vincos na pele, prevenindo as rugas estáticas.

A toxina é utilizada, principalmente, no terço superior da face, mas também pode ser aplicado em outras regiões do rosto. Em geral, não é preciso anestesiar o local antes do procedimento e tampouco exige-se repouso ou recuperação após o tratamento.

Preenchimento

Consiste em técnicas que injetam substâncias para elevar e dar volume a determinada região da face. Permite, por exemplo, corrigir depressões, eliminar marcas indesejadas ou valorizar outras áreas, como lábios ou contorno da mandíbula.

O ácido hialurônico é a mais usada para fazer preenchimento. Isso porque a substância está presente em nosso organismo preenchendo espaços entre as células, além de ser absorvido pelo organismo.