Intradermoterapia para Disfunções Estéticas
Intradermoterapia, ou aplicação de enzimas, consiste na injeção de uma mescla de substâncias medicamentosas no tecido subcutâneo ou intradérmico através de uma agulha fina. Os ativos são escolhidos pelo profissional de acordo com o objetivo do tratamento. Com ação lipolítica, destroem as células adiposas e se transformam em micropartículas, de modo que sejam absorvidas pelo organismo ou naturalmente excretadas.
Indicação
A intradermoterapia é indicada no tratamento de algumas disfunções estéticas. Entre elas, por exemplo:
- Tratamento de flacidez, estrias e celulite;
- Recupera a hidratação cutânea;
- É o mais recomendado pela Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética para perda de gordura localizada;
- Ajuda no ganho de massa muscular;
- Controle ou interrupção de queda de cabelo, assim como auxilia no crescimento de novos fios.
Contraindicação
O tratamento não é recomendado para pessoas com doenças de pele no local da aplicação, para gestantes, lactantes, com problemas cardíacos, doenças crônicas ou com alergia a substâncias utilizadas no processo.
Como a intradermoterapia é feita?
Utilizando agulhas bem finas e curtas, são introduzidas pequenas quantidades das substâncias no tecido subcutâneo, quando a finalidade é reduzir gordura e celulite, e dérmico, caso o tratamento seja para estrias e flacidez. Os medicamentos aplicados aumentam a permeabilidade celular e promovem a vasodilatação, favorecendo a chegada do material.
Cuidados antes, durante e após o procedimento
Para a aplicação é recomendado que o paciente esteja com a pele limpa, livre de produtos como, por exemplo, hidratantes e maquiagem. Além disso, se fizer uso de substâncias anticoagulantes, deve ser interrompido dias antes.
Tanto durante quando depois do procedimento, o indivíduo deve optar por roupas com tecidos leves (como algodão), que não entram em atrito com o local tratado. Caso surjam hematomas, utilizar gelo ajuda a minimizá-los.
Por fim, o paciente não deve se submeter a outro tratamento estético na mesma área sem autorização do profissional responsável.