Lentes de Contato Dental
Procedimento cuja procura tem crescido nos consultórios, as lentes de contato dental é um tratamento estético rápido e que não causa dor ao paciente. Consiste em um laminado extrafino que é colado sobre a superfície externa do dente. Podem ser feitas de duas formas: com resina ou faceta de porcelana.
Como é feito o procedimento?
Para os pacientes que ainda não estão seguros quanto a aplicação das lentes de contato dental e gostariam de visualizar os resultados antes de investir, é possível realizar um mock-up. Nesse caso é aplicada uma resina bisacrílica sobre os sentes naturais que tem duração máxima de dois dias, sem que haja nenhum desgaste.
Antes da aplicação das lentes é preciso preparar a superfície dos dentes para recebê-las. Em seguida, a boca é escaneada por meio de uma câmera 3D e o novo sorriso é desenhado no computador. Então, a lente de contato é produzida manualmente ou através de uma impressora 3D.
Por fim, as lentes são colocadas no paciente por meio de um tipo de adesivo líquido.
Como conservar as lentes de contato dental?
A manutenção e a limpeza das lentes é de extrema importância para conservá-las. Confira algumas dicas abaixo:
- Não roer as unhas;
- Não morder alimentos muito sólidos;
- Escovar os dentes e passar fio dental, pelo menos, três vezes ao dia;
- Utilizar protetores dentários;
- Visitar o dentista periodicamente.
As lentes podem durar muitos anos, mas o tempo exato é relativo. Afinal, leva em consideração o cuidado com a higienização, o consumo de produtos com corante, a mastigação e a manutenção.
Indicação e contraindicação
O tratamento é recomendado somente para pequenas correções estéticas de posicionamento, cor, textura, tamanho, formato e volume que não foram solucionadas por outros métodos. Além disso é preciso que a estrutura dentária esteja saudável e resistente.
Em contrapartida, as lentes de contato dental não são indicadas para pacientes que possuem muitas restaurações nos dentes, bruxismo severo, com dentes fracos, dentes sobrepostos ou diminuição do esmalte dental.
Por fim é importante lembrar que este é um tratamento definitivo. Ou seja, uma vez colocado, só pode ser substituído e não removido totalmente.
Na Clínica EVO, com o intuito de que o tratamento seja mais preciso e assertivo, a avaliação do paciente é feita através da Câmera Intraoral. Essa tecnologia permite:
- Análise indolor;
- Registro passo a passo para fazer comparações futuras
- Acompanhar todo o processo por meio de um monitor;
- Maior precisão e qualidade na observação da estrutura dos dentes.