Microagulhamento
Microagulhamento é uma técnica bastante utilizada na Dermatologia para melhorar a qualidade da pele. Entre os benefícios, promove a correção de linhas finas, textura, cicatrizes, manchas, entre outros.
Baseia-se no deslizamento, em vários sentidos e direções, de rolinhos de aço descartáveis compostos de finas microagulhas (até 200 agulhas, dependendo da área de tratamento), que variam de 0,25mm a 2,5mm de comprimento.
Como é feito o microagulhamento?
Após a aplicação de um creme anestésico potente é feito o deslizamento do rolinho de microagulhas sobre a pele, gerando micro lesões. Elas penetram na pele inúmeras vezes, provocando pequenos pontos de sangramento momentâneo e formando micro canais. Dessa forma, possibilitam a reação celular para reparar o tecido lesado e liberam fatores de crescimento. Através desse método é possível introduzir ativos de alta performance nas camadas mais profundas da pele (drug delivery) como, por exemplo, ácido Hialurônico, vitaminas, antioxidantes e agentes clareadores. Isso porque, após o microagulhamento, a pele está mais permeável à introdução desses princípios ativos.
A partir destas micro lesões produzidas, inicia-se um processo de cicatrização com remodelação tecidual e regeneração da matriz da derme com o intuito de fechar os canais abertos. Assim, cria um novo tecido, rico em colágeno e elastina, reestrutura e reorganiza as fibras colágenas, que se multiplicam. O resultado é uma pele mais rejuvenescida, com melhor textura, diminuição dos poros, linhas, cicatrizes (inclusive as de acne), estrias, estímulo de crescimento capilar nas alopecias (queda de cabelo) e clareamento da pele, principalmente nas peles com Melasma.
Pós-procedimento
É um procedimento simples, de baixo risco e rápido, mas pode ser doloroso dependendo do comprimento das agulhas do rolinho utilizado. Não é necessário que o paciente se afaste de suas atividades habituais, já que a recuperação é rápida, em torno de 24 a 48h. São recomendadas de 3 a 6 sessões com intervalos mensais.
Além disso, o microagulhamento não deve ser realizado em pele com lesões inflamatórias como, por exemplo, acne ativa. Pode ser feito em pacientes de qualquer cor de pele, com resultados visíveis a partir dos primeiros 30 dias. No entanto, ficam mais evidentes a partir de 2 a 3 meses, que é o tempo de formação de um novo colágeno.
Mas cuidado! O microagulhamento, apesar de ser simples, é um procedimento cirúrgico e todos os cuidados de assepsia devem ser realizados. Além disso é preciso descartar todo o material utilizado, que deve ser estéril e descartável. Caso contrário poderia levar à infecção da pele.
Os rolinhos mais utilizados nos consultórios dermatológicos têm em torno de 1,5 mm de comprimento, o que traz resultados bastante evidentes. Entretanto, pela profundidade das agulhas não é possível ser realizado sem uso de um creme anestésico potente ou infiltração de anestésico local. Portanto deve ser executado em sala de procedimento dentro de um consultório médico e com todos os cuidados de assepsia.